segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A Expectativa Pode Matar Um Filme

Quase todos nós temos as nossas expectativas quando assistimos a um filme, caso contrário não teríamos alugado/comprado ou ido ao cinema assisti-lo. Mas a expectativa da qual falo aqui é justamente aquela que é grande e, portanto, exigente.


Quando as expectativas são altas, filmes bons se tornam ruins e filmes medianos passam a ser intragáveis. Pensa comigo: você ficou um ano inteiro (às vezes até mais) aguardando ansiosamente por um filme. Leu as notícias a respeito, ficou fascinado com o tema que seria abordado e alegre com a escolha do diretor e atores. Assistiu todos os trailers e acompanhou como pôde as notícias sobre o filme. Pronto, o palco para a decepção está montado. 

Então quando digo que a expectativa pode matar um filme, refiro-me à experiência de assisti-lo. Claro que de vez em quando alguns filmes muito aguardados se encaixam perfeitamente dentro daquilo que esperávamos deles ou então, mais raramente, até superam. Entretanto, acontece também de muitos filmes que possuem sim seus méritos acabarem sendo subestimados ou criticados injustamente.


Vou dar dois exemplos pessoais:

X-Men: Primeira Classe (X-Men: Firts Class): a princípio eu não esperava grandes coisas, até porque a publicidade em cima do filme foi bastante ruim, principalmente com os cartazes que foram divulgados. Mas assim que o filme foi lançado, vários críticos que leio morderam a língua e se disseram bastante satisfeitos com o resultado. E alguns amigos cuja opinião eu valorizo me disseram que o filme era FANTÁSTICO. Fui então convencido a ir ao cinema. Não achei nada demais e voltei pra casa me sentido fora do grupo. 


The Animatrix (Animatrix): quando estreou, eu esperava por animações que explorassem o mundo da Matrix de forma semelhante ao que foi feito no primeiro filme Matrix, de 1999, mas a animação (que é um conjunto de animações produzidas por diretores diferentes e com estilos distintos) é completamente diferente do filme. Então achei chato e desinteressante.



Percebam que ambos os filmes  (X-Men e Animatrix) foram vítimas disso que estou abordando nesse post. Bastou que eu os revesse, um tempo mais tarde, para que a minha opinião mudasse da água para o vinho.  Então concluo que o melhor a ser feito é tentar manter as expectativas não muito altas, pois dessa forma as chances de desfrutarmos melhor o que estamos vendo são muito maiores. Cito também dois exemplos: Distrito 9 (District 9) e A Origem (Inception), que fui assistir sem esperar absolutamente nada e acabei me surpreendendo. Considero ótimos os dois.

E você? Já passou por isso? Comente e conte seu caso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...