segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Filmes de Ação - Eternos Subestimados

Quando o assunto é filme, três gêneros são os mais subestimados: comédia romântica, terror e ação. É até compreensível que exista - principalmente entre supostos intelectuais que assistem apenas a filmes europeus - certa aversão a esses estilos, pois é notória a quantidade de porcarias cinematográficas que foram feitas utilizando estes rótulos. Mas verdade seja dita, existe sim muita injustiça em torno dessa questão. E aqui neste post eu quero falar especificamente da categoria Ação.
Dentro desta categoria que quero abordar existem subcategorias que envolvem desde uma ação nonsense (Adrenalina I e II, por exemplo) até uma ação do tipo “nem tente contar as explosões”. Em alguns casos, para poder aproveitar bem um filme de ação, faz-se necessário um exercício de aceitação do absurdo. Okay, o protagonista acabou de matar vinte caras armados utilizando apenas um canivete, mas entenda que sfdns jsfvs lbvhjsdb fbjrgr rhgr. Portanto, em alguns casos, você precisa eliminar certos filtros e, como popularmente é dito, desligar o seu cérebro e se divertir.

Cenas de luta, troca de tiros, perseguições, explosões etc. bem construídas envolvem e, com um roteiro que não precisa ser genial, pode ser o suficiente para que se atinja o patamar “bom”. Claro que quando há uma trama instigante e que não se resuma a clichês tudo pode ficar ainda melhor. Para isso não é necessário adentrar em outros gêneros, como é comum ocorrer, tais como ação e drama, ação e aventura, ação e suspense etc. Matrix, por exemplo, é uma mistura de ação com ficção científica e empolga e impressiona bastante, não sendo à toa que se tornou um clássico. E naquela época (final da década de noventa) o efeito bullet-time ainda não era lugar comum.

Falei um pouco sobre o gênero, mas citei poucos filmes, então vou falar sobre alguns, embora a intenção aqui não seja fazer uma lista e muito menos apontar os melhores.

A Outra Face (Face/Off - 1997): Nicolas Cage, John Travolta e muita testosterona. O enredo é mirabolante, porém interessante e consegue nos envolver. Um agente especial, para poder se infiltrar numa gangue de terroristas norte-americanos, troca de face com o líder da mesma. Esse líder estava em coma, mas não é que ele acorda e toma a face do policial para si e mata todos que sabem da realização do procedimento! Daí em diante só assistindo para saber o que acontece.

A Rocha (The Rock - 1996): Sim, eu gosto bastante do Nicolas Cage como ator, embora ultimamente ele só esteja fazendo porcarias. Aqui Cage e Sean Connery vão tentar impedir que os bad guys ataquem o próprio país com armas químicas.





Missão: Impossível - Protocolo Fantasma (Mission: Impossible - Ghost Protocol - 2011): Eu gosto de todos que foram feitos, mas o meu favorito é esse Protocolo Fantasma. Pelo título do filme já se tem uma noção do que esperar. Esse eu assisti no Cinemark faz poucos dias e ainda estou empolgado; o filme te deixa aflito do momento em que começa até o seu desfecho. Pude perceber, em diversos momentos, que todos na sala simplesmente esqueciam-se de suas pipocas e alguns (eu, por exemplo) até deixavam de respirar tamanha era a tensão. A cena em que o Ethan Hunt (Tom Cruise) escala o Burj Khalifa (maior prédio do mundo) é arrepiante, sem falar nas perseguições fantásticas, manobras mirabolantes para atingir um objetivo e, tudo isso, realmente muito bem produzido. O Kremlin explodindo é outra coisa no filme que tira o fôlego de qualquer um.
Missão Impossível - Protocolo Fantasma - Kremlin explodindo
Adrenalina (Crank - 2006): Chev Chelios (Jason Statham), um assassino de aluguel, foi envenenado com uma substância que o matará caso seus batimentos cardíacos desacelerem. Para sobreviver tempo suficiente para matar os responsáveis pelo seu envenenamento Chelios precisará correr muito e, em hipótese nenhuma, ficar calmo.

Citei apenas alguns poucos que representam o gênero, mas não podemos nos esquecer do durão John McClane (Bruce Willis) em Duro de Matar, do charmoso James Bond em 007, dos Bad Boys no filme de mesmo nome ou até mesmo dos robôs alucinados em Transformers. No fim das contas o que importa não é a categoria a qual o filme pertence, mas sim se ele é bom ou não.

6 comentários:

  1. A Outra Face foi o único desta lista que assisti, e achei realmente bem feito! Um filme que não se limitou ao estereótipo explosões-perseguições intermináveis-novas explosões. Deixa-nos em suspense do início ao fim.
    É preciso buscar bem para encontrar bons filmes deste gênero, mas não é impossível.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari. É verdade, esse gênero não é conhecido por ter muitas obras de arte, mas dá pra encontrar sim rs

    Depois vou fazer um post falando de filmes de terror e das comédias românticas.

    ResponderExcluir
  3. Pura verdade!! Filmes de terror também não devem ser menosprezados!
    PS. Missão Impossível 4 é realmente impressionante e recomendo também o filme q na minha opinião é o melhor de ação> Duro de Matar 4.0

    ResponderExcluir
  4. Leandro

    Pois é, por isso vou fazer um post falando também dos filmes de terror, citando os que considero ótimos representantes do gênero. Aliás, depois contigo pra você me dar umas dicas, já que você é mais fã de filmes de terror do que eu.

    Ah, eu assisti "Duro de Matar 4.0" novamente como você sugeriu. Achei muito legal!
    Ainda acho MI IV bem melhor, mas aí vai mais de gosto rs

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Tens de ver, Shoot'em Um, rapaz, com Clive Owen a matar um exército com uma ceneura, e outro exército enquanto come a Monica Belluci. Todo irreal, argumento sem sentido, mas diversão garantida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu já assisti! Tinha me esquecido completamente dele. É outro exemplo de nonsense total, mas é bem legal mesmo. Aqui no Br ele se chama "Mandando Bala".

      Excluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...