sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Melhores Romances do Cinema Recente Pt. 2

Essa é a continuação da lista dos melhores romances recentes do cinema. A primeira parte da lista pode ser conferida “aqui”.

8° Melhor é Impossível (As good as it gets - 1997)
Melvin Udall (Jack Nicholson) é um homem recluso, rabugento, sarcástico e ainda por cima sofre com TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo).
Quando seu vizinho sofre um acidente ele acaba sendo obrigar a cuidar do cachorro, com o qual acaba por desenvolver carinho; mas o relevante da história se inicia quando Melvin começa a receber mais atenção da garçonete (Helen Hunt) e a se aventurar fora do seu apartamento. Oscar de melhor atuação para ambos os atores.


9° Diário de uma Paixão (The Notebook - 2004)
Romance até certo ponto tradicional, trazendo a história de dois jovens que se apaixonam, Noah e Allie, marcados por grandes clivagens sociais. A sensação inicial é a de “já assisti isso um milhão de vezes”, mas aqui nós somos cativados por uma nostalgia que remete ao romance clássico do cinema, sem medo de ser piegas e lembrando a idealização ingênua de um amor eterno.

10° 500 Dias com Ela ((500) Days of Summer - 2009)
Se eu pudesse definir o filme em duas palavras (e eu posso), eu diria “maduro” e “real”. Tom (Joseph Gordon-Levitt) se apaixona por Summer (Zooey Deschanel); até aí nada de novo. Mas o interessante é observar os métodos que o diretor - Marc Webb - utiliza para expor todo o desenrolar emocional de Tom, que vai da felicidade à tristeza no decorrer do processo, mostrando o nascimento e o auge da paixão, tudo isso transmitido de forma não linear.
O desfecho, como já supracitado, é maduro e real e, nem por isso, deprimente.


11° Encontro Marcado (Meet Joe Black - 1998)
Mais uma história de amor impossível... Mas ao invés do garoto pobre se apaixonar pela garota rica, aqui a própria morte (Brad Pitt) se apaixona pela filha de um homem que está prestes a ceifar.




12° O Casamento do Meu Melhor Amigo (My Best Friend's Wedding - 1997)
Recuso-me a chamar esse filme de “comédia romântica” (embora seja), pois foge tanto do padrão que considero um reducionismo imenso empacotar o filme dentro deste rótulo.
Julianne (Julia Roberts), numa espécie de crise de meia idade, fica desesperada ao descobrir que seu ex-namorado, atual melhor amigo, está prestes a se casar. A cena da família, estimulados pelo amigo gay de Julianne, cantando “I Say aLittle Pray for You” é hilária!


13° Namorados Para Sempre (Blue Valentine - 2010)
Esse foge totalmente do padrão dos anteriores e mostra uma relação já desgastada entre os protagonistas, Dean (Ryan Gosling) e Cindy (Michelle Williams). Fiz uma análise do filme, ressaltando algumas semelhanças entre ele e o 500 Dias Com Ela; você pode ler “aqui”.
O “romance” entre Dean e Cindy está saturado e, de uma maneira não linear, o diretor, Derek Cianfrance, se alterna entre vários capítulos da história do casal.


14° O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain - 2005)
Em 1963, numa sociedade machista e homofóbica, dois homens descobrem entre si um sentimento considerado hediondo pela maioria das pessoas da época. História trágica e comovente que rendeu dois Oscars: Melhor Direção e Roteiro Adaptado.


15° Cópia Fiel (Copie Conforme - 2010)
Não posso falar muito sobre o filme sem comprometer a história.
Trata-se de uma grande metalinguagem...
Um escritor inglês se encontra com uma mulher francesa e passeia com ela pelas ruas da Itália.



Menções Honrosas:
WALL·E - 2008

Tudo se passa no ano de 2700 e a Terra não é mais habitada. A vida se tornou simplesmente impossível.
Wall-E é o último robô de uma frota de milhares de robôs programados para limpar a terra. Enquanto todos os outros simplesmente deixaram de funcionar, ele continua, diariamente, sua árdua tarefa.
Os humanos agora vivem no espaço, em grandes naves, praticamente alheios ao antigo lar. Quando uma nave de inspeção retorna à Terra, uma robô chamada Eva desembarca na terra.
Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris - 2011)

Mais uma obra prima do diretor Woody Allen.
É um filme, acima de tudo, sobre idealização e ilusão. É menos um romance e mais uma bela viagem por Paris, acompanhando o deslumbramento de Gil (Owen Wilson) com a cidade e com as diferentes épocas e suas respectivas figuras.



Alguém Tem que Ceder (Something's Gotta Give - 2003)
É uma comédia-dramático-romântica.
Jack Nicholson interpreta Harry Sanborn, um sessentão que nunca namorou uma mulher com mais de 30 anos. É engraçado ver um homem de 60 anos amadurecendo, mesmo que tão tardiamente e descobrindo que as mulheres de sua idade também existem.
O gostoso desse filme, embora não seja muito aclamado pela crítica, é o fato de mostrar um romance mais maduro e poder acompanhar algo fora do convencional. Por esse mesmo motivo também gosto bastante do filme “Simplesmente Complicado” (It's Complicated) com a Meryl Streep, que também mostra o relacionamento de pessoas mais maduras.

2 comentários:

  1. Já assistiu Quem quer ser um milionário? Para mim é um dos melhores romances do cinema! Só uma sugestão, até por que não assisti quase nenhum dos de cima para poder comparar, mas pretendo assistir a todos eles :)

    Mariane Sanefuji

    ResponderExcluir
  2. Já assisti sim. "Quem quer ser um milionário?" é realmente muito bom! Mas acho que eu colocaria na categoria de Melhores Dramas rs
    :)

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Evite escrever em CAIXA-ALTA.
Críticas são bem vindas, mas lembre-se de ser educado.
Fique à vontade para fazer sugestões ou para complementar o post com suas ideias e conhecimentos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...